ÓLEO DE PRACAXI – Informações Gerais

Originária da Amazônia, o pracaxizeiro é encontrado em todo Brasil Setentrional, Guianas, Trinidad e algumas regiões da América Central. Sua casca é adstringente e de suas sementes é retirado o óleo, com diversas utilizações medicinais e estéticas. De seu óleo também são produzidos sabões manteigas vegetais. Com propriedades antibacterianas, antivirais, antissépticas, anti-hemorrágicas e inseticidas, também tem utilização em tratamentos pós-cirúrgicos e em picadas de insetos.

CONSTITUINTES
O óleo de pracaxi é rico em ácido oleico é o principal constituinte graxo, seguido pelo ácido behênico (com cadeia longa e ação condicionante) e ácido lignocérico. Na fração esterólica do material insaponificável, o principal componente é o estigmasterol.

APLICAÇÕES
Na pele é um potente agente hidratante, cicatrizante, auxiliando na renovação celular e elasticidade da mesma. Auxilia na prevenção estrias, estrias pós-parto, cicatrizes, manchas e despigmentação da pele. Em make up, é utilizado como umectante.
Nos cabelos, é um agente condicionante natural formando uma película protetora sobre os fios, ajudando a reconstruir os mesmos, selando as cutículas, fortalecendo e gerando um efeito de cauterização. Indicado em cabelos submetidos a processos como alisamentos, relaxamentos, tinturas e descolorações.

DOSAGEM
Cremes, loções cremosas e géis: 1 a 5%.
Produtos Capilares e Condicionadores: 3 a 7%.
Sabonetes em barra: 3 a 7%.
Maquiagem: 0,5 a 5%.

Descrição: Líquido viscoso
Cor: Amarelo pálido à amarelo
Odor: Característico
Solubilidade: Insolúvel em água

ARMAZENAMENTO
Deve ser estocado hermeticamente fechado, ao abrigo da luz e calor.

Não deixe de conferir nosso outros Óleos Vegetais

Para dúvidas nas aplicações ou cotação Contato