óleo de copaíba

Óleo de Copaíba

Nome vulgar: Copaíba.

Nome científico: Copaifra officinalis (família, Fabaceae).

Sua árvore tem madeira avermelhada e suas flores são brancas com manchas rosas. Pode ser encontrada na região tropical da América Latina e África Ocidental.  No Brasil, é predominante nas regiões amazônicas.

É uma árvore de grande porte e pode atingir até 40 metros de altura e quatro metros de diâmetro e vive cerca de 400 anos.

Seu nome tem origem guarani e os índios amazônicos usavam o óleo após combates curando feridas.

Extração do Óleo de Copaíba: É retirado por incisões no tronco da árvore (alto percentual – 60 a 80%) através de destilação de resina.

Classe aroma terapêutica: Tranquilizante.

Aroma típico: Amadeirado

Nota do aroma: baixa

Propriedades do Óleo de Copaíba: Anti-inflamatório, cicatrizante, germicida, bactericida, balsâmico, desinfetante, diurético, expectorante e estimulante.

Ativa a circulação, reduz o estresse e pode ser utilizado como fixados de perfumes (combinações cítricas).

Principais Constituintes: Alfa Cariofileno, Alfa Humuleno, Beta Cariofileno e Sesquiterpenos.

Aplicações do Óleo de Copaíba: Etnofarmacológicamente indicado para tratamento de infecções uterinas, catarro pulmonar e bronquite, inflamações dos aparelhos geniturinários, leucorréia e gonorreia.
Também indicado como hipotensor e para o tratamento de úlceras,
ferimentos e psoríase, produtos para controle de oleosidade e antiseborrêicos. Seu principal ativo é o beta cariofileno que é um óleo germicida, que atua de forma a evitar afecções na pele e couro cabeludo, controlando a seborreia.
É recomendado seu uso puro ou associado com outros princípios ativos na formulação de cosméticos, tais como os cremes, loções, óleos, sabonetes, xampus, desodorantes e espumas de banho, pomadas e cremes anti-inflamatórios e cicatrizantes.
Na indústria de perfumaria, duas frações extraídas da copaíba não refinada, moléculas C15 e C20, óleo essencial e bálsamo resinoso respectivamente, são indicadas como fixador.

Não deixe de cotar esse e mais óleos vegetais, entre em contato!

#ebpm  #óleovegetal #amazônia