Quem sofre com a calvície sabe o trabalho que dá tentar disfarçar este problema. Mas, além dos tratamentos dermatológicos e do transplante capilar, há uma “maquiagem” especial.
A maquiagem é um dos mais antigos artifícios da humanidade para melhorar a aparência. Atualmente, além de deixar mulheres mais bonitas, a maquiagem tem o poder de disfarçar um problema que tira qualquer pessoa do sério: a queda de cabelo. Um truque para mascarar este problema é o uso de uma “maquiagem para cabelos”.
A novidade agora é a maquiagem feita à base de queratina em pó que disfarça áreas do couro cabeludo que perderam fios. Através de um tratamento antiestático, as microfibras dessa proteína se unem aos fios existentes e dão a sensação de um cabelo mais volumoso e saudável.
As fibras de queratina se misturam uniformemente e dão um resultado mais natural. Esse tipo de produto oferece boa resistência, menos de 10% do que foi aplicado no couro cabeludo se perde ao longo do dia. É uma opção superior às demais maquiagens existentes no mercado, mas para um resultado natural é importante que seja usado com os cabelos bem limpos. Para retirar o produto, basta enxaguar.
A dica é boa tanto para homens quanto para as mulheres. Sim, existe a calvície feminina. Este problema é raro, mas existe. Mas, apesar da ajudinha da “maquiagem”, é recomendável uma visita ao médico. Para resolver o problema, somente com tratamentos acompanhados por médicos dermatologistas especialistas, o que inclui o transplante capilar.
KERATIN POWDER
INCI Name: Keratin Powder
CAS: 69430-36-0 (KERATIN hydrolyzed 5% in water))
68238-35-7 (KERATIN powder)
Aparência: Pó Fino Branco Amarelado
Calvície
A calvície atinge cerca de 50% dos homens antes dos 50 anos, assim como algumas mulheres. De acordo com especialistas, a calvície, em geral, atinge o topo da cabeça, começando pela linha da frente dos cabelos, acima da testa. As causas são genéticas, mas também pode acontecer devido ao estresse.
Fonte: http://boaspraticasfarmaceuticas.blogspot.com / Leila Bloch
USO DA QUERATINA NA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS
Cabelo
Sem dúvida, o produto mais usado em tratamento para os cabelos é a queratina hidrolisada ou queratina líquida como é mais conhecida. Trata-se de uma solução de queratina de baixo peso molecular, derivada de cabelos humanos cuidadosamente tratados para se obter aminoácidos e pequenos peptídeos.
A queratina líquida é facilmente incorporada em formulações destinadas ao cuidado com os cabelos. Devido ao seu baixo peso molecular, possui facilidade de penetração na cutícula dos cabelos, proporcionando brilho, restauração, hidratação e condicionamento. Sua fixação nos tecidos é elevada, mantendo-se depositada mesmo após enxágue.
A vitalidade e aparência dos cabelos, depende de integridade, teor de umidade e distribuição de cargas alocadas ao longo das fibras queratinizadas. Por isso a queratina hidrolisada é especialmente indicada em produtos de tratamento capilar.
A administração tópica deste tipo de produto, auxilia a restauração das regiões onde houve rompimento de cadeia peptídica (causada por agentes agressores como tenso ativos, poluentes, alisantes, corantes).O efeito de condicionamento é devido ao reequilíbrio do teor de água e distribuição de cargas elétricas bem como o pH adequado para fechamento das escamas queratinizadas.
A incorporação da queratina hidrolisada pode ser feita em shampoos, condicionadores, restauradores e alisantes. Ela é facilmente miscível em água, álcool a 50%, além de possui boa compatibilidade com aniônicos , catiônicos, anfóteros e não-iônicos. A concentração de utilização pode ser encontrada como:
Shampoos: 1 a 3%
Condicionadores: 2 a 5%
Restauradores capilares: 3 a ¨%
Alisantes : 2 a 5%