Descrição

A Dracaena draco L., conhecida pelo nome comum de dragoeiro, é uma planta da classe Liliopsida, ordem Asparagales, família das Ruscaceae (Dracaenaceae) originária da região biogeográfica atlântica da Macaronésia, onde é nativa dos arquipélagos das Canárias, Madeira e Açores, ocorrendo localmente da costa africana vizinha, Cabo Verde e América do Sul. A seiva forma uma resina transluzente, de cor vermelho sangue quando oxidada, solúvel em etanol e em éteres. É constituída maioritariamente por éteres, mas contém uma grande diversidade de substâncias, entre as quais a dracenina, taspina, dimetilcedrusina. Rica também em picnogenol, flavonoides altamente biodisponíveis que combate a degeneração e elimina os radicais livres.

Propriedades

Popularmente conhecida como Sangue de Dragão, Sangre de Draco, esta resina possui em sua composição natural componentes de propriedades terapêuticas potentes. Entre elas, atividade anti-inflamatória, cicatrizante, inibidora de células cancerígenas, antimicótica, antiviral, antifúngica, antibacteriana, antioxidante e potencializadora do efeito osteogênico, mineralização e formação óssea. A seiva ainda é utilizada como tratamento de desordens digestivas, febres, hemorragias, úlceras estomacais e feridas, reparando as áreas comprometidas por meio do auxílio na formação de novo colágeno.

Aplicações

Na pele é utilizado na prevenção e reparação de peles danificadas e desidratadas porque atua na síntese e formação de colágeno, além de prevenção contra os sinais de envelhecimento e raios UV. Auxilia no tratamento de manchas e cicatrizes, acne, verrugas, alivia coceiras e desinflama picadas de insetos. Também pode ser utilizado em produtos de higiene íntima.

Nos cabelos, fortalece a fibra capilar, além de tratar o couro cabeludo, caspa, acalmar coceiras, irritações, inflamações e prevenir a queda.